O Google revelou uma série de novidades nesta quarta-feira (11) durante o seu evento para desenvolvedores Google I/O. Uma delas é a segunda versão beta do Android 13.
+ Apple, Google e Microsoft se unem para acabar com senha em login; entenda
+ Google Assistente aprende a reagir contra mensagens ofensivas
+ Saiba como excluir seus dados pessoais da busca do Google
A empresa revelou outros detalhes da nova versão do seu sistema operacional mobile. Uma delas é em privacidade. Em vez de permitir o acesso a “arquivos e mídia”, há duas novas categorias às quais o usuário pode controlar o acesso: “fotos e vídeos” e “música e áudio”.
Para oferecer ainda mais especificidade, um novo seletor de fotos permite selecionar as fotos ou vídeos exatos aos quais você deseja conceder acesso, sem precisar compartilhar toda a sua biblioteca de mídia com um aplicativo.
No Android 13, os aplicativos devem obter sua permissão antes de enviar notificações. Além disso, o Google reduziu o número de aplicativos que exigem sua localização.
O sistema operacional traz ainda a opção de selecionar uma preferência de idioma para cada app. Já a interface Material You, lançada no Android 12, ganha uma atualização: todos os aplicativos do Google agora podem seguir o padrão de cores no papel de parede e nos ícones da tela inicial.
Outras novidades
O Google aproveitou a conferência para mostrar também os smartphones Pixel 6a, Pixel 7 e Pixel 7 Pro e também os fones de ouvido Pixel Buds Pro.
Já o app Google Tradutor incorpora suporte para mais 24 idiomas, que agora passa a contemplar um total de 133 línguas faladas no planeta.
O Maps, por sua vez, incorporou a visualização imersiva, que inicialmente permite visualizar as cidades de Los Angeles, Londres, Nova York, São Francisco e Tóquio em 3D.
A empresa mexeu ainda no seu mecanismo de busca, com o aperfeiçoamento do Multisearch. Por meio de uma foto de uma comida, por exemplo, será possível localizar restaurantes que vendam aquele alimento nas proximidades.